Skip to content

Cromoterapia

As cores refletem nossas variações de energia.

De acordo com Edde (2003, p. 67). 

[…] Toda perturbação física ou emocional causa variações bioquímicas que se objetivam pela tez, o brilho da pele e por certos sinais precisos (sobre a língua e os olhos, por exemplo). Os médicos tradicionais do Oriente estabeleceram um sistema preciso de decodificação das perturbações da saúde pela observação da mudança de todos esses sinais exteriores e, em particular, das variações de cor dos diferentes órgãos externos.

A Cromoterapia é uma técnica cientifica que estuda as transformações da energia, através das cores com origem no espectro eletromagnético e seus elementos, como comprimento de onda, frequência e velocidade.

É a ciência que demonstra a existência do corpo bioenergético, analisando a energia vital.

A Cromoterapia emprega diferentes cores para alterar ou manter as vibrações do corpo naquela frequência que resultará em saúde, bem-estar e harmonia.

É uma terapia bem antiga, grandes civilizações como as do Egito, Grécia, China e Índia, praticavam o uso das cores com objetivo de curar doenças e harmonizar o corpo.

Conheça um pouco sobre as influências das cores:

COR VERMELHA  Deve ser usada com cautela. Estimula o sistema nervoso e ativa a circulação. Excelente para problemas relacionados a tensões musculares, depressão, desmotivação e criatividade. O excesso do uso pode causar nervosismo, ansiedade e agitação. É utilizada em alguns restaurantes Fast Food, onde o cliente se alimenta rapidamente, para liberar o local, pois causa agitação, pressa de ir embora, livrar-se do estresse e dos pensamentos acelerados. É considerada uma cor quente.

COR AMARELO Possui propriedades inspiradoras, capaz de ajudar na perda de timidez, expande a agilidade mental, alegria, ânimo, coragem, esperança e prosperidade. Excelente para estudos, estimula o raciocínio lógico, matemático, concentração, agilidade e fortifica o sistema imunológico. Acelera o metabolismo e harmoniza o aparelho digestivo. É considerada uma cor quente, por esse motivo não pode ser utilizada em excesso.

COR LARANJA Possui propriedades antidepressivas. Influência no dinamismo e na capacidade de expressão da pessoa. Atua diretamente no aparelho urinário. Pessoas com problemas financeiros ou medos, costumam ter problemas no aparelho urinário (rins, bexiga, ureia). Proporciona harmonização, equilíbrio emocional, eliminação dos incômodos e dores. É a cor utilizada na maioria dos restaurantes na cozinha, pois estimula o apetite. É considerada uma cor quente. O seu uso em excesso é prejudicial.

COR VERDE É uma cor que traz tranquilidade, saúde e harmonização com a mente e natureza. É usada para tratar de insônia, dores de cabeça, problemas no coração e outros problemas de saúde. Utilizada em diversos hospitais por proporcionar harmonização, limpeza e transparência. Ela também é utilizada em alguns ambientes residenciais e comerciais, mas recomendamos sempre tomar cuidado com o excesso, pois é uma cor fria e pode agravar quem sofre de depressão ou ter muita sonolência, dificuldade de concentração.

COR AZUL É uma cor relaxante que proporciona tranquilidade, promove paz e harmonização nos ambientes. Possui a capacidade de baixar a pressão arterial, além de possuir propriedades analgésicas. É utilizada na cromoterapia para aliviar dores em geral, acalmar, harmonizar e aliviar sintomas de estresse e ansiedade. Não é recomendado ser utilizada para pessoas com problemas de depressão. Em ambientes residenciais, comerciais e hospitais, recomenda-se orientação de um profissional Cromoterapeuta, para avaliar a forma saudável de promover bem-estar e harmonização. O seu excesso provoca confusão mental, excesso de sono, agravar sintomas de depressão e falta de concentração. É uma cor fria e o seu uso precisa ser bem controlado nos ambientes.

COR ÍNDIGO Representa a compreensão, intuição e tem propriedades analgésicas. Utilizada na Cromoterapia para equilibrar as emoções e analgesia. É uma cor fria. Não recomendamos para pessoas com problemas de depressão ou falta de concentração.

COR VIOLETA Relacionada com a paz de espírito e estabilidade emocional. Oficialmente é a cor da espiritualidade. Possui a capacidade de acalmar os músculos, os nervos e a mente. Elimina infecções e impurezas. Excelente para ambientes como quartos, desde que sem exagero. Indicado para pessoas hiperativas, agitadas, problemas de insônia, síndrome do pânico, estresse e desequilíbrios emocionais. É uma cor fria.

Segundo Anderson (2001, p.25) “A cromoterapia baseia-se na teoria de que cada indivíduo tem necessidades específicas, de cores específicas e de que a saúde mental e corporal, baseia-se no fato de o corpo obtenha um fluxo balanceado e de acordo com suas necessidades. Isto é, suficiente para dar condições ao corpo para reconstruir, restaurar e revitalizar qualquer órgão a fim de mantê-lo saudável e livre de moléstias. Do mesmo modo pelo qual o homem possui sete corpos ou níveis de consciência também há sete chacras ou sete raios principais”.

 

BIBLIOGRAFIA: 

EDDE, Gérard. Cores para a sua saúde –  Método Prático de Cromoterapia (utilização das propriedades terapêuticas das cores). 6ª Ed. São Paulo: Cultrix, 2003.

ANDERSON, Mary. Cromoterapia – A cura pelas cores Saúde e Felicidade pelo Arco-Íris. 1ª Ed. Paraná: Hemus, 2001.

 

Faça seu cadastro