Skip to content

Psicanálise Clínica

A psicanálise é uma ciência que foi criada por um médico neurologista chamado Sigmund Schlomo Freud (1856-1939), que a partir das observações constituídas de seus pacientes diagnosticados com neuroses, desenvolveu teorias psicanalíticas de investigação da mente humana, seus traumas, fobias, complexos, pulsões, conflitos, transtornos e outros sintomas.

Freud iniciou seus estudos pela utilização da técnica da hipnose no tratamento de pacientes com histeria, como forma de acesso aos seus conteúdos mentais. Ao observar a melhora dos pacientes tratados pelo médico francês Charcot, elaborou a hipótese de que a causa da histeria era psicológica, e não orgânica. Essa hipótese serviu de base para outros conceitos desenvolvidos por Freud, como o do inconsciente.

No Hospital Geral em que trabalhava, entusiasmado pelos estudos de Charcot, Freud passa a atender, na maior parte, jovens senhoras judias que sofriam de um conjunto de sintomas aparentemente neurológicos que compreendiam paralisia, cegueira parcial, alucinações, perda de controle motor e que não podiam ser diagnosticados com exames. O tratamento mais eficaz para tal doença incluía, na época, massagem, terapia de repouso e hipnose.

As teorias de Freud, são utilizadas em hospitais, clínicas, consultórios e instituições educacionais, para a compreensão do que ele denominava de inconsciente, e trazer para o 40 consciente as causas que trazem o conflito gerado no indivíduo para buscar o equilíbrio do ser.

O objetivo da psicanálise esta relacionado aos conceitos cartesianos da mente e conceitos da hidráulica, mover (mediante a associação livre e a interpretação dos sonhos) os pensamentos e sentimentos reprimidos (explicados como uma forma de energia) através do consciente para permitir, ao sujeito, a catarse que provocaria a cura automática.

Atualmente, muitas críticas têm sido feitas ao método psicanalítico, porém, por mais que a ciência moderna avance, muitos dos conceitos estruturadores da psique humana e os resultados obtidos pela aplicação do método continuam melhorando a qualidade de vida de muitas pessoas. Nota-se que a revolução promovida por Freud abriu caminhos para estudos que antigamente se encontravam em um plano imaginário. A criação de um método clínico a serviço do diagnóstico e tratamento de doenças da psique é um fato sem igual em toda a história da ciência.

O psicanalista clínico trabalha com o objetivo de compreender o diagnóstico e explicar ao cliente o que se passa, para que assim possa tratá-lo, ajuda-lo a buscar o seu autoconhecimento. Para um bom trabalho do psicanalista clínico é necessária a utilização de vários recursos terapêuticos para que esse processo possa ter um excelente resultado.

Faça seu cadastro