Skip to content

Hipnose Terapêutica

É a ciência que estimula e induz o indivíduo ao sono terapêutico, de forma consciente, através de um relaxamento físico. É o estado mental provocado artificialmente, e no qual a pessoa mantém-se capaz de atender às sugestões feitas pelo terapeuta.

O termo “hipnose” (grego hipnos = sono + latim osis = ação ou processo) deve o seu nome ao médico e pesquisador britânico James Braid (1795-1860), que o introduziu pois acreditou tratar-se de uma espécie de sono induzido (Hipnos era também o nome do deus grego do sono).

Hipnose é um estado alterado de consciência, que se caracteriza pelo aparecimento espontâneo ou em resposta a um estimulo verbal, ou a outro qualquer tipo de variedade de fenômenos que incluem: alteração da atenção, alteração da memória, aumento da sugestionabilidade, produção no indivíduo de ideias e respostas diferentes.

Quando se usa a hipnose para tratar um problema físico ou psicológico, chamamos o processo de hipnose clínica ou de hipnoterapia. A hipnose é um estado de profundo relaxamento no qual o consciente e o inconsciente do cliente podem ser focalizados para ficarem mais receptivos à sugestão terapêutica.

O uso da hipnoterapia é a utilização da hipnose para fins terapêuticos. Ela acelera o processo do tempo de tratamento. O tempo varia de acordo com a pessoa e o problema.

A hipnose deve ser feita sempre por um profissional habilitado, com boas referências. O cliente deve sentir-se à vontade e em segurança, pois o resultado dependerá desse processo de entrega e confiança.

A hipnose é uma prática livre. Sua aplicação na área de saúde é feita por hipnoterapeutas de diferentes categorias profissionais, desde médicos, psicólogo, odontólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e terapeutas holísticos.

Os problemas mais comuns tratados com hipnose terapêutica são fobias em geral, depressão, síndrome do pânico, TOC – Transtorno Obsessivo Compulsivo, ansiedade,  insônia, vícios, estresse, transtornos alimentares, bruxismo (ranger dos dentes), doenças psicossomáticas, enxaqueca, obesidade, preparação para cirurgias, distúrbios de conduta, além de vários tipos de dores e problemas sexuais como impotência.

Os resultados são mudança de padrões de pensamentos e comportamentos, promovendo o autoconhecimento, motivação, eliminação de diversos tipos de incômodos físicos, emocionais e mentais.

Faça seu cadastro