Skip to content

Por Fabiana Barbosa – Psicanalista, analista junguiana, parapsicóloga, hipnoterapeuta, master practitioner em programação neurolinguística, consteladora sistêmica familiar e organizacional, mediadora de conflitos, gestora de inteligência emocional, instrutora de informações mindfulness, palestrante e consultora de treinamentos empresariais.

 

 

Você sabe lidar com as suas emoções? 

Hoje enfrentamos um mercado de trabalho muito competitivo, uma verdadeira agitação desde o momento em que nos levantamos até o adormecer. Enfrentamos diversas situações no decorrer do dia que vão gerando sentimentos e emoções contrárias ao que desejamos sentir e manter.  

A pressão do trabalho, dos afazeres domésticos, os estudos, cursos e outras atividades, desencadeiam um processo de ansiedade, que por sua vez irá originar a famosa síndrome do século XXI, o “estresse”, podendo ser chamado também de Síndrome da Pressa. 

É possível o homem ser feliz diante de tantos problemas e sofrimentos? Como ficar satisfeito e saber administrar as suas emoções com tantos desafios diários a enfrentar? 

Abordarei com você cinco passos para a preparação emocional, onde você desenvolverá técnicas que o ajudarão a ser racional, mas com sentimento.

1º Passo – Empatia – É a capacidade de se identificar com a outra pessoa, é procurar sentir o que ela esta sentindo, é aprender o modo como ela aprende, enfim se colocar no lugar da outra pessoa, querer o que ela quer. Quando isso ocorre você também está controlando as suas emoções de forma racional e com sentimento. É saber ser racional, mas com um diferencial importante e fundamental, com sentimento. É entender o outro quando se comporta de forma agressiva, melancólico, agitado, insatisfeito e revoltado. É saber se posicionar sem fazer nenhum julgamento. Apenas compreender os fatos, acontecimentos com tranquilidade e sentimento.

2º Passo – Ter novos padrões de pensamentos – É o homem que faz a vontade e não o contrário. Desde que nascemos vamos adquirindo crenças e valores do meio onde vivemos, muitas das vezes que não condizem com a nossa realidade. Mas o que é realidade? Quando criamos uma realidade passamos a vivê-la como experiência de vida, acreditando que aquele momento é sua realidade, mas nem sempre é dessa forma. O homem pode criar sua realidade o tempo todo, viver experiências com novos padrões de pensamentos, isso quer dizer, renovar-se constantemente em busca do seu crescimento e evolução como ser humano e como ser energético. É gostar de si mesmo e sentir-se bem em qualquer lugar. Rever crenças e valores que não são seus e que na atual realidade não trazem nenhuma felicidade a você. Mudar os pensamentos negativos para pensamentos positivos, isso é criar novos padrões de pensamentos.

3º Passo Flexibilidade para mudanças – Quantas pessoas vivem a mesma vida sem questionar e apenas seguem padrões estabelecidos pela família, sociedade, trabalho, religiões e no ambiente em que vivem. Aprenderam a abaixar a cabeça e dizer sim o tempo todo. Não questionam, não sabem dizer não para as pessoas, não querem ser excluídas do meio de sua realidade. A necessidade de serem aceitas no meio em que vivem de forma inconsciente as levam a aceitar padrões que não condizem com a sua verdadeira realidade. Dentro de nós tem um mundo que precisa ser explorado, lá nesse mundo há poderes infinitos que podemos acessar. A esses poderes dou o nome de recursos internos, sempre que preciso deles eu os trago para a minha realidade. Quando acessamos o nosso poder interno, permitimos exteriorizar os nossos dons, talentos, encantos, magias, alegria, saúde, paz, amor e a felicidade que tanto buscamos no mundo externo, quando na verdade está dentro de nós mesmos. Ser flexível é se permitir mudar e renovar constantemente, buscar o autoconhecimento e se capacitar como ser humano o tempo todo.

4º PassoAtividade física – Os exercícios são importantes para o condicionamento físico, promover a saúde e o bem estar do ser humano. O homem não pode ficar parado, é importante estar em constante movimento para a liberação das energias.  São inúmeros os benefícios com a atividade física, eleva a autoimagem, melhora a postura, aumenta a produtividade no trabalho, fica menos propenso às doenças, combate o estresse e a indisposição e promove a qualidade de vida.

5º PassoMeditação – É domar a mente e trazê-la à compreensão da realidade. Requer um processo lento e gradual de ouvir e ler explicações sobre a natureza das coisas; pensar e analisar cuidadosamente esta informação e finalmente transformar a mente através da meditação. É promover o seu bem-estar e qualidade de vida na construção de novos padrões de pensamentos e atos.

 

 

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

GOLEMAN, Daniel, Ph.D. Inteligência Emocional. Rio de Janeiro: Objetiva, 2007.

Faça seu cadastro